Anúncios
O Jovem Aprendiz é um programa criado por lei para garantir que adolescentes e jovens inexperientes tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
O esquema é baseado na Lei da Aprendizagem, que determina que empresas de médio e grande porte contratem um determinado percentual de aprendizes para integrar sua força de trabalho. Esse percentual pode variar de 5% a 15%, dependendo do porte da empresa.
Além dos benefícios trabalhistas oferecidos, a empresa também deve oferecer aos participantes cursos de capacitação profissional. É aí que entra o SENAI. Muitas empresas escolhem instituições de ensino profissionalizante para oferecer cursos de treinamento para aprendizes.
Benefícios oferecidos pelo Programa de Jovem Aprendiz
Pela legislação, todo jovem empregado como aprendiz deve receber alguns benefícios trabalhistas. No entanto, algumas empresas podem oferecer outros benefícios aos identificados na Lei da Aprendizagem.
Portanto, é preciso ressaltar que as vantagens oferecidas podem variar de empresa contratante para empresa contratante.
Aqui estão os principais benefícios para os selecionados para o programa:
- Curso profissionalizante;
- Salário baseado em horas trabalhadas;
- FGTS;
- Vale-transporte;
- Vale-alimentação ou vale-refeição;
- Férias remuneradas;
- E muito mais.
Onde posso encontrar vagas para o programa Jovem Aprendiz SENAI ?
O SENAI disponibiliza centenas de vagas todos os anos para o Programa de Jovem Aprendiz SENAI. As vagas são para cursos na área industrial. Depois de selecionados, os candidatos passam a trabalhar em um desses departamentos, com a devida supervisão de profissionais experientes.
As oportunidades são divulgadas no processo seletivo e nos editais e podem ser visualizadas no site do SENAI de sua região.
Portanto, para conhecer a quantidade de vagas em aberto e o processo seletivo disponível, os interessados devem entrar em contato com a agência e/ou acessar o site de sua região.
Quem pode se tornar um Jovem Aprendiz SENAI?
É importante verificar os requisitos necessários para se tornar um menor aprendiz. De acordo com a Lei de Aprendizagem, os candidatos elegíveis devem atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ter entre 14 e 24 anos;
- A renda familiar mensal per capita deve ser de 2 salários mínimos federais;
- Você deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio em uma escola pública. Candidatos a bolsas que frequentam escolas particulares também são elegíveis;
Disponibilidade para completar a jornada diária de trabalho e participar de treinamentos profissionais.
Veja também alguns cursos disponíveis:
- Curso de Instrumentação Industrial
- Curso de Enfermagem
- Curso de Logistica
- Curso de Marketing Digital
- Curso Recepcionista
- Curso de Porteiro e vigia
- Curso de Excel
- Curso de Programação de Jogos Digitais
- Curso de Radiologia
Como se inscrever para o Estágio Jovem Aprendiz SENAI
O programa pode ser solicitado no site oficial da instituição. Para ajudá-los, confira nossas dicas abaixo:
- Visite o site do SENAI;
- Role para baixo até o rodapé e clique na opção “Banco de Talentos”. Nesta página, digite “jovem aprendiz” no campo de busca;
- Após alguns segundos, todas as vagas para jovens aprendizes serão exibidas;
- Clique na vaga desejada para visualizar os detalhes e enviar seu currículo.
Prepare-se, você está participando do processo seletivo do jovem aprendiz SENAI. Para aumentar suas chances de ser contratado, envie seu currículo para outras empresas. boa sorte!